Quantidade de Páginas visitadas

Ciclo de Reunião com a comunidade Escolar
Entre os dias 29 e 31 de outubro de dois mil e dezoito a direção promoveu no picadeiro do Circo da Alegria, anexo a Escola Municipal Anita Garibaldi, uma reunião com a comunidade escolar, para tratar das matriculas e rematrículas para o ano letivo de 2019.

A diretora Sandra iniciou a reunião falando aos presentes sobre a reforma que está sendo realizada no Colégio, obra esta que irá melhorar o ambiente escolar, sendo realizado a troca das calçadas, das portas e dos beirais, reforma da quadra de esportes além do aumento da carga elétrica para que os aparelhos de Ar Condicionado sejam ligados. Esses reparos estão sendo custeados pelo Programa Reparos Rápidos e com os recursos da APMF.

A Diretora Sandra comunicou aos pais que para o ano letivo de 2019, teremos algumas mudanças na forma de organização do processo de matrículas. E relatou que o colégio receberá em 2019 duzentos e vinte e cinco alunos de 6º anos oriundos das escolas municipais do nosso bairro, diante disso não há salas de aulas para manter a continuidade de todas as turmas no turno da manhã, essas turmas serão ofertadas no turno da tarde.

A direção informou que as vagas estão garantidas para todos os educandos, porém alguns alunos sairão do turno da manhã e terão que estudar no turno da tarde. Falou também aos pais sobre a importância de realizar as matrículas nos dias determinados pelo colégio, para evitar filas.

A direção deixou os pais cientes da Instrução Normativa nº 12/2018-SEED/SUED que estabelece os critérios para as matrículas em 2019 traz a obrigatoriedade para todos os alunos (menores de dezoito anos) da declaração de vacina que deverá ser providenciada nos postos de saúde, levando a carteirinha de vacina para sua emissão.

O professor Eduardo Luiz Gubiani, coordenador do Curso Técnico em Informática falou sobre o curso e sua importância para comunidade e explicou a Matriz Curricular para os pais dos alunos dos Nonos anos que concluirão o Fundamental II.

A direção aproveitou esse momento e fez a prestação de contas parcial para a comunidade escolar e agradeceu a colaboração das famílias com a Associação de Pais, Mestres e Funcionários e destacou a importância da participação da comunidade no cotidiano do Colégio.

O cronograma de matrícula ficou assim definido:




Alunos participam da UNIPAR aberta
Os alunos da terceira série do ensino médio noturno prestigiaram a Unipar Aberta 2018 no dia 24 de outubro de 2018. Os alunos tiveram acesso aos espaços da Universidade Paranaense, campus de Toledo.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os cursos superiores da UNIPAR. De acordo com a direção esses momentos soam importantes pois ajudam os alunos a escolher o curso superior. Eles puderam conhecer a estrutura da Instituição, ter acesso aos cursos e esclarecer as dúvidas com os professores e acadêmicos.


Pastor Eduardo, fala com alunos dos Primeiros e Segundos anos do período noturno
No dia 23 de outubro, os alunos dos Primeiro e Segundos anos do período Noturno o Pastor Eduardo, proferiu uma palestra sobre Namoro Blindado.

O palestrante abordou diversos temas pertinentes a adolescência, como a valorização da vida, Inteligência emocional e planejamento de carreira.

A palestra foi bastante animada com apresentação de teatro e doação de livros. Os alunos adoraram a atividade.



CEJE COMEMORA DIA DO PROFESSOR E SERVIDOR PÚBLICO
No dia 20 de outubro, os professores e servidores e familiares se reuniram no Yara Country Club, para comemorar o dia do Professor e o dia do Servidor Público. A direção agradece a presença de todos.



Curso Técnico de Informática 2019




Nível Médio


  • Períodos: matutino e noturno;

  • Desenvolvimento de web pages;

  • Instalação de sistemas e softwares;

  • Montagem e manutenção de computadores;

  • Banco de Dados;

  • Redes de computadores e internet;


Inscrições



  • De 15/10 a 16/11/2018;


Local



  • Coordenação, Col. Est. Jardim Europa (3252-7444);







CEJE Comemora o Dia da Criança com os 6º anos
Na data de 11 de outubro, o colégio Jardim Europa, realizou uma série de atividades diferenciadas com os alunos dos 6º anos, nos períodos da manhã e da tarde, em comemoração ao dia da criança. Confira as imagens.



Regulamento para a Feira de Ciências
Os professores de Matemática, Física, Geografia, Ciências, Biologia, Química e Informática, laçam regulamento para Feira de Ciências que ocorrerá no dia 06 de novembro com participação da comunidade.







Agentes I se mobilizam para OUTUBRO ROSA
As agentes educacionais I do CEJE se mobilizam para a campanha do Outubro Rosa, mês símbolo do combate ao Câncer de Mama. O intuito das servidoras foi chamar atenção da comunidade para a saúde da mulher.

A diretora Sandra Elisete Casola destaca que essas atitudes, das servidoras são importantes, pois promovem a Educação dentro do espaço escolar por todos seus agentes e parabeniza os envolvidos nessa ação.


Curso de RH da FAG Toledo realiza palestra para estudantes do ensino médio
Mercado de trabalho, marketing pessoal e postura profissional foram alguns dos temas abordados com os adolescentes

Estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Jardim Europa receberam uma aula especial na semana passada, ministrada pela professora Dulce Alves Nakamura do curso de Gestão de Recursos Humanos da FAG Toledo. Na abordagem "Responsabilidade Social: Novos olhares sobre o mercado de trabalho" a docente e idealizadora do projeto abordou temas como: entrevista de emprego, currículo, marketing pessoal e postura profissional com os estudantes.

"A ideia de se trabalhar com estes temas com os alunos do ensino médio é justamente trazer para eles algumas informações relacionadas ao mercado de trabalho e desenvolvimento profissional, pois eles vivem um momento crucial, de mudanças em que algumas atitudes, posturas precisam ser revistas ou reafirmadas", explica.

A acadêmica do curso Jéssica Petry participou da atividade, dando suporte aos temas apresentados pela professora. "Foi uma experiência incrível com estes estudantes que foram muito receptivos e se mostraram interessados nos temas que nós trouxemos. Falamos sobre experiências e perspectivas de vida, dificuldade e conquistas e também abordamos um pouco do nosso curso de RH, as expectativas de futuro e do mercado de trabalho", relata.

O vice-diretor do colégio, professor Edson Cabral acompanhou a atividade. "Foi um trabalho muito bom e que veio em boa hora, pois é neste momento que os nossos alunos começam a se preparar para os vestibulares e para o ENEM e também para dar novos direcionamentos na vida. A explanação foi bem descontraída e permitiu que os alunos interagissem. Creio que muitos saíram mais motivados a continuar os estudos, ter uma vida acadêmica depois de tudo o que ouviram", analisa.




Profissionais da Educação participam da Formação em Ação Descentralizada
No dia 29 de setembro de dois mil e dezoito, professores e agentes I e II, participaram da segunda etapa da Formação em Ação Descentralizada (FAD), com o tema Combate a Evasão Escolar.

A direção aproveitou para apresentar a Ação Exitosa apresentada em Curitiba no Evento Gestão em Foco e o novo sistema SERP da Secretaria de Estado da Educação. O sistema será um aliado no combate a evasão escolar. A pedagoga Telma Cristina dos Santos destacou a necessidade do professor(a) alimentar o LRCO – Livro Registro de Classe Online, fidedignamente pois essas informações alimentarão o sistema SERP.

A Diretora Sandra falou sobre a organização das turmas para o ano letivo de 2019, e pediu que os professores desenvolvam estratégias para reduzir a reprovação escolar principalmente nas turmas de sextos e nonos anos.

Nesse dia os professores se reuniram com áreas afins para discutir as atividades do terceiro trimestre. A Equipe pedagógica destacou que a formação foi bastante proveitosa.



CEJE disputa final da XI Copa Incomar
No dia 28 de setembro o Colégio Estadual Jardim Europa, disputou a final da XI Copa Incomar. Foi um jogo muito bonito marcado por grande espírito esportivo. O professor Paulo fez um brilhante trabalho de treiná-los e orientá-los, porém alguém presente no evento, agrediu o goleiro do time adversário.

O Juiz entendeu que essa pessoa era membro da nossa torcida. O incidente ocorreu faltando 10 SEGUNDOS para o término do jogo e o juiz encerrou o jogo conforme havia sido acordado entre as duas partes previamente, caso ocorresse algum incidente dentro ou fora de quadra, que infelizmente ocorreu.

As informações que temos é que o agressor, não é aluno do colégio e mora em outro bairro, mas isso não foi suficiente para uma reconsideração e o jogo foi anulado pela comissão organizadora resultando na nossa eliminação.

A direção agradece o professor Paulo e os demais que o apoiaram, aos alunos que fizeram um grande jogo e ao Colégio Incomar que sediou o evento.


Direção assina início das obras dos Reparos Rápidos
No dia 27 de setembro de 2018, a Diretora Sandra Elisete Casola assinou o contrato de início das obras do Colégio Estadual Jardim Europa no valor de 284 mil reais no Núcleo Regional de Toledo. A solenidade contou com a presença de autoridades, de professores, agentes I e II e APMF.

A diretora Sandra, destacou a importância do recebimento dessa verba para aplicação na infraestrutura. De acordo com ela a escola apresenta diversos problemas que serão solucionados nessa obra, como revitalização dos pisos das salas de aula, reforma da quadra de esportes, reparo de portas, adequação de pisos e o aumento da carga elétrica que permitirá que os aparelhos de ar condicionado sejam ligados e outros reparos.

A diretora Sandra destacou que a melhoraria na infraestrutura, dará melhores condições para ensinar e aprender.


Entrega de Boletins
No dia 24 de setembro de 2018, no período noturno, Direção, professores, agentes I e II e pedagogas fizeram entrega de boletins para os pais, alunos e responsáveis dos três turnos de funcionamento deste Estabelecimento de Ensino.

De acordo com a equipe pedagógica, nesse dia foram entregues 90% dos boletins, e o restante foi entregue nos dias seguintes. A pedagoga Zelinda Coles de Castro, classificou como importante e indispensável esse momento, pois é possível dar mais transparência ao processo de ensino e aprendizagem e encontrar novos meios de melhorar esse processo e aumentar o aproveitamento escolar de nossos discentes.

A diretora Sandra Elisete Casola destacou que, a cada entrega de boletins a comunidade tem aumentado sua participação e acentuou que a melhoraria da escola pública se dá, quando a comunidade participa da vida do Colégio, destacou ainda o enorme envolvimento de toda equipe de professores e funcionários do Colégio.



Colégio Estadual Jardim Europa apresenta ações significativas que contribuíram para reduziu da Evasão Escolar
O Colégio Estadual Jardim Europa possui 1265 alunos matriculados em suas 39 turmas de Ensino Fundamental, Médio e Profissional, funcionando nos três turnos: Matutino, Vespertino e Noturno. (SERE, 2018).

Entre os dias 17 e 20 de setembro a Diretora Sandra Elisete Casola apresentou em Curitiba uma ação de sucesso implantada contra o abandono e evasão escolar no Colégio Estadual Jardim no Evento Gestão em Foco para outros diretores do Estado do Paraná.

De acordo com a direção esse Estabelecimento de Ensino, teve que superar diversos problemas, talvez o principal tenha sido o alto índice de violência dentro do Colégio, refletindo o contexto social de drogadição de uma comunidade extremamente carente. Como medida de sucesso, a extinção do intervalo reduziu significativamente as invasões do prédio para o “acerto de contas de compra de drogas”, o que estabelecia clima impróprio para ensinar e aprender. Mais tarde, a situação econômica e social da comunidade foi melhorando e esses problemas deixaram de ocorrer, contudo a inexistência de recreio como a maior parte das Colégios Estaduais do Paraná.

Apesar da ascensão gradativa e discreta ano a ano no IDEB (índice da Educação Básica), e a superação dos problemas socioeconômicos do nosso alunado, a comunidade escolar interna, especialmente professores e agentes I e II, identificaram a necessidade de implantar estratégias para reduzir a evasão escolar e melhorar o processo de ensino e aprendizagem contudo essas ações se pautavam apenas nas estatísticas disponibilizadas pelo SERE – Sistema de Registro Escolar e faltavam subsídios de ordem pedagógica que completassem essas informações. Como alternativa para o problema, a equipe diretiva entendeu que era necessário começar a informatizar para ganhar vantagem estratégica. Assim foi implantado o programa SisGedu desenvolvido pelos professores Odair Koval, Eduardo Gubiani e Edson Cabral.

Os resultados esperados foram satisfatórios e atenderam os anseios iniciais, superando a resistência ao novo fazer pedagógico.

Através da informatização a equipe pedagógica passou a desenvolver orientações e intervenções com dados concretos, sendo coerentes e precisas, reduzindo substancialmente o fazer pedagógico pautado nas deduções e suposições.

Com a transparência que os sistemas e procedimentos implantados oferecem, foi possível reduzir a aprovação por conselho de Classe e evasão escolar, especialmente no turno noturno, que apresentavam os piores índices, e quando não, é possível identificar os motivos pelos quais não alcançam o sucesso escolar, destaca a pedagoga Silmara Brasolin.

Ao analisar os dados da evasão escolar do Colégio Estadual Jardim Europa, após a implantação das medidas relatadas anteriormente, o Ensino Fundamental, que atende os em sua maior parte alunos com menor idade, possuía 2014 taxa 4,90% de e após a implantação do sistema e mudanças nas tomas de decisões a taxa caiu para 4% em 2015 para 0,51%, 2016 caiu para 1%. A taxa de abandono escolar foi reduzida em 3,90%, a menor taxa em 10 anos. Já Ensino Médio, em maior parte atendido no período noturno, em 2014, o Colégio apresentava uma taxa de 16,90% em 2014, aumentou para 22,90% em 2015, alta devido a ineficiência da equipe pedagógica da época, mas em 2015 a taxa foi reduzida pra 9,58%, após mudança da equipe pedagógica, que passou usar esses dados para reduzir a evasão escolar, em 2016 essa taxa novamente voltou a casa dos 16%, porém com os dados dos sistemas, constatou-se que os alunos evadidos dessa modalidade e turno eram alunos maiores de idade, e que apresentavam histórico de evasão, por não conseguir conciliar trabalho e escola. Diante disso, esses alunos ao retornar no ano de 2018, estão sendo monitorados administrativamente e pedagogicamente para que esse número seja novamente reduzido a patamares aceitáveis. No entanto ao analisar, dados dos anos anteriores o colégio reduziu em 7,10% a evasão do ensino médio ao longo de 10 anos avaliados.

É realizada periodicamente avaliação desses sistemas e procedimentos adotados nos últimos anos com a comunidade, e constata-se a necessidade de dar prosseguimento e aprimorá-lo para novas demandas, destacou a Direção desse Estabelecimento de Ensino.



Alunos 3ª A Integrado comemoram vitória da Gincana do Dia do Estudante.
No dia 16 de setembros os alunos da 3ª série do Curso Técnico em Informática do período matutino comemoram a vitória na Gincana do Dia do Estudante na Pizzaria Dom Áureo.

Os alunos foram orientados pelo Professor Anderson Kieling e eles ganharam pela segunda vez consecutiva.

A diretora Sandra Elisete Casola, o diretor auxiliar Edson Maria Alves Cabral e o coordenador de curso Eduardo Luiz Gubiani parabenizam os envolvidos e agradecem em nome da APMF, o empenho para o sucesso desse evento.











Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito