Quantidade de Páginas visitadas

II Mostra de Arte - 12 de julho de 2018
Um clima diferente se instalou no Colégio Estadual Jardim Europa nestes últimos dois meses. Foi lançado um grande desafio para os alunos, criar uma coreografia inspirada nas Danças Populares Brasileiras e apresenta-la na mostra de danças para as demais turmas, professores e funcionários na data combinada para o dia 12 de Julho.

Tarefa difícil, pois a dança já não faz mais parte do cotidiano de muito dos nossos jovens, difícil também pesquisar e escolher dentre tantos ritmos do nosso riquíssimo folclore brasileiro, e ainda pela frente vários obstáculos como trabalhar em grupo, desenvolver o espírito de liderança, respeitar a opinião do outro, aceitar a diversidade e as limitações de cada um.

Ao todo 20 turmas aceitaram desafio. Em cada canto do colégio podia-se ouvir o som da música e a empolgação dos nossos alunos em preparar da melhor forma possível uma bela apresentação. Eles pesquisaram, coreografaram, ensaiaram empenhando neste projeto todo o esforço, disciplina e determinação.

Até que o grande dia chegou, estavam todos lá, olhos ansiosos, mãos geladas, sem contar as borboletas na barriga. Respiraram fundo e no local da apresentação se colocaram em suas posições para iniciar sua dança enquanto um aluno representante fazia a leitura e a contextualização do ritmo escolhido. E estes foram bem variados, tivemos maculelê, ciranda, bumba meu boi, xote, forró, baião, carimbó, pau de fita, sertanejo, danças tradicionais gaúchas dentre outras danças que representaram todas as regiões do nosso país. 


A plateia ficou deslumbrada com todo o espetáculo, aplaudiram, dançaram junto e desfrutaram deste lindo dia cultural no colégio. Foram muitos elogios por parte dos colegas, professores, funcionários. Sem dúvida, um dia que ficará pra sempre marcado na memória de cada um.  E no coração o desejo de mais momentos como este.




Texto de Simone Cristina de Matos





Informativo julho/2018
II Mostra de Arte do CEJE acontecerá dia 12 de julho
Nesta próxima quinta-feira 12 de junho professores de Arte dos turnos Matutino e Vespertino Carlos Juscimar de Souza, Daniel Popilnicki, Davi dos Santos Ferreira, Shirlei Bracht Pereira e Simone Cristina de Matos estão organizando a II Mostra de Arte do CEJE, que marcada para a próxima quinta-feira (12).

De acordo com a professa Simone, a expectativa é muito grande, visto que os alunos vêm se preparando há dias para essa atividade.

Serão apresentas 10 danças de manhã e 10 danças a tarde. Teremos Carimbó, Danças Gaúchas, Ciranda, Forró, Sertanejo, Maculelê e vários outros ritmos brasileiros. Como: Pau de fita, dança do pezinho, Caranguejo, Balainha, Xote, Baião, Bumba-meu-Boi.

Confiram as fotos de alguns ensaios:


Conselho Escolar aprova alteração de calendário para o segundo semestre
No dia 06 de junho a diretora Sandra Elisete Casola e os seguintes membros do Conselho Escolar, Silmara Bresolin, Ângela Tremarim de Andrade Malaggi, Ivone Maria Simonato, José Vicente Gregório, Eduardo Luiz Gubiani, Elizandra Marizeti Pause Corrêa, Maria de Oliveira Lima, Yasmin Nunes do Nascimento, Kamilly Vitória Bezerra, Zelinda Coles de Castro se reuniram para decidir a forma de reposição do período de 07 a 15 de Setembro, pois o Colégio será utilizado como alojamento.

A direção explicou que duas propostas foram elaboradas com base na opinião da comunidade interna e nas orientações enviadas pelo NRE de Toledo e na Instrução nº 18/2017-SEED/SUED que atribui a “responsabilidade da equipe diretiva, pedagógica e docente da instituição de ensino, nos termos dos artigos 12 e 13 da LDBEN, cumprir, e fazer cumprir o Calendário Escolar no que se refere aos dias letivos e à carga horária".


De acordo com a direção, as duas propostas foram submetidas a avaliação dos professores e agentes da escola por meio digital entre os dias três e quatro de julho deste ano. Após ampla consulta e debate com os professores e agentes, os professores optaram pela proposta 02 dos quais 83,3% opinaram, esta foi a que melhor favorece o processo de ensino aprendizagem dos alunos, mediante a mudança de calendário no decorrer do ano letivo e 16,7% pela proposta 01.

O conselho entendeu que a proposta dois, é a que melhor atende a reposição desses dias, tornando dias de recesso, dias de formação e conselhos de classe em dia letivo, não alterando a rotina das famílias da comunidade e deliberou o encaminhamento dessa ao NRE de Toledo para homologação e posterior divulgação para a comunidade escolar.

A diretora ainda destacou a participação efetiva do Conselho Escolar nesses últimos anos, tem sido primordial para a construção de uma escola melhor.








 
Professora de Língua Portuguesa Estimula a Escrita e a criatividade trabalhando com a produção de cartas
A professora Morgana Araújo Mendes, desenvolveu um trabalho avaliativo com os alunos dos 9 anos “C”, “D” e “E”, do turno vespertino escrevendo cartas e confeccionando os envelopes para elas.

De acordo com a professora Morgana o objetivo da atividade é: desenvolvimento da escrita e estímulo à criatividade.

A professora relata que todos participaram e demonstraram interesse na atividade proposta e considerou o resultado satisfatório.


Professores se organizam para assistir com alunos jogo da Seleção Brasileira de futebol
Na manhã de sexta-feira (22/06), os professores organizaram salas com projetores para que os alunos assistissem o jogo da Seleção Brasileira de Futebol contra a Croácia.

Durante o jogo, professores, agentes e alunos vibraram e torceram pela seleção brasileira que ganhou de 2x0 nesse jogo.







Festividades Juninas no Colégio Estadual Jd. Europa movimentam a Comunidade Interna
No dia 21 de junho, foram realizadas atividades juninas no Colégio Estadual Jardim Europa. O dia foi marcado por jogos, brincadeiras e comidas típicas. A atividade foi realizada nos três turnos de funcionamento do Estabelecimento de Ensino e a diversão foi geral.

A direção, agradece as Professoras Adriane Palhares e Ângela de Andrade Malaggi Tremarim, por coordenaram o evento e aos demais que auxiliaram as professoras.

A diretora Sandra considera que o sucesso do evento, se deu devido ao envolvimento de todos e acrescenta que novas atividades nesse formato serão realizadas, pois é importante que sejam proporcionados momentos como esse, em que os alunos possam interagir com colegas de outras turmas, visto que o Colégio não possui intervalo, como os demais colégios dificultando essa interação.






Pronatec FIC inicia no Jd. Europa
Iniciou na tarde do dia 18 de junho, no período vespertino a primeira Turma do Pronatec FIC – Operador de Computador ofertada por esse Estabelecimento de Ensino.

O Pronatec FIC é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para ampliar a formação profissional, de forma gratuita. Por meio desse programa, são ofertados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional – para quem tem desde ensino fundamental incompleto até ensino médio completo, nas modalidades presencial e que tenha 15 anos completos. Os quinze alunos matriculados receberão os materiais pedagógicos como cadernos, pen drivers, canetas e lápis.

Confiram as fotos da primeira aula.



Entrega de Boletins do Primeiro Trimestre do ano letivo de 2018
Na manhã do sábado (09/05), professores e agentes fizeram a primeira entrega de boletins do ano letivo de 2018 aos pais e responsáveis. Desde o ano passado (2017), a entrega tem seguido esse formato para melhor atender e informar os resultados alcançados a comunidade escolar.

Nesse dia professores, pedagogas, coordenação de curso, direção e familiares, definiram estratégias para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. A direção informou que a cada entrega o número de famílias que comparecem é maior, tornando possível que os familiares e alunos dialoguem com mais tranquilidade sobre o dia a dia do Colégio, o que seria impossível ser feito ao longo da semana.

A comunidade escolar foi recepcionada com café da manhã preparado pelas cozinheiras do Colégio. As pessoas que não puderam participar da entrega do sábado, puderam retirar os resultados nesta segunda-feira em qualquer um dos turnos de funcionamento deste Estabelecimento de Ensino e conversar com a equipe pedagógica.




Mostra de Profissões é Realizada no CEJE
A Universidade Paranaense – Unipar, campus de Toledo, através do Prove, na noite de quarta-feira (24), promoveu no Colégio Estadual do Jardim Europa uma Mostra de Profissões. Professores e Acadêmicos de todos os cursos da Instituição apresentaram as profissões para nossos alunos do 3º Médio do período noturno.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os cursos ofertados pela Unipar e esclarecer suas dúvidas. De acordo com o Sr. Maycon Pena Vaz, coordenador do Prove, os alunos estavam focados e atentos a todas as explicações.



Jogos Internos
No dia 22 nos três turnos de funcionamento do Colégio Estadual Jardim Europa e no dia 23 nos turnos matutino e vespertino, alunos participaram dos Jogos Escolares Internos da Modalidade Voleibol, organizado pelos professores de Educação Física e demais professores.

A abertura dos jogos na manhã do dia 22 foi marcada, com uma demonstração da Arte Marcial Kung Fu de um grupo de alunos do Centro da Juventude do Bairro.

De acordo com a direção, esses momentos são importantíssimos para o desenvolvimento dos alunos do Colégio, os aproximando ainda mais da pratica de esportes e promovem a socialização, visto que esse estabelecimento não possui o intervalo, como os demais Colégios da rede Estadual de Ensino.

Confira as fotos:



Conselho de Classe do Primeiro Trimestre
É o momento que docentes, equipe pedagógica e direção discutem, avaliam as ações educacionais e no dia 21 de maio, os professores do Colégio Estadual Jardim Europa, participaram do Primeiro Conselho de Classe do Ano letivo de 2018. O Conselho de Classe é o órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, fundamentado no Projeto Político Pedagógico da escola e indicam alternativas, para que a melhoria do processo de Ensino e Aprendizagem.

Agora a Equipe Pedagógica, professores e Agentes Educacionais passarão a efetivar e acompanhar as decisões deliberadas coletivamente pelo conselho.


REUNIÕES COM A COMUNIDADE SÃO REALIZADAS PARA DEFINIR ESTRATÉGIAS DE COMBATE A EVASÃO ESCOLAR
Nos dias quatorze e quinze do mês de maio de dois mil e dezoito, reuniram-se no miniauditório Cleide Pizzatto, as dezenove e trinta horas, o Diretor Auxiliar Edson Maria Alves Cabral, as pedagogas Beloni Parolin Bordignon e Zelinda Coles de Castro, e os responsáveis pelos alunos que tem faltado muito a escola. Os pais foram informados sobre a frequência e o rendimento do seu filho(a).

A direção e as pedagogas deixaram claro que quando o adolescente falta às aulas, compromete o processo de Ensino e Aprendizagem. A direção disse aos presentes que a família precisa participar das decisões do colégio e assim será possível melhorar a Educação ofertada nesse Estabelecimento.

Nessa reunião os pais participaram, sugerindo e tirando dúvidas. Foi trabalho com os representantes dos menores, o regimento escolar disponível no site do Colégio.


De acordo com a Direção e Equipe Pedagógica, os objetivos dessas reuniões são: reduzir a Evasão Escolar e a defasagem curricular que pode evoluir para uma reprovação. Elas reforçaram que os pais que não compareceram a reunião, estão sendo atendidos na coordenação.







 
REUNIÃO COM ALUNOS E FAMILIAS DO 7º “A”DO PERÍODO MATUTINO
Na manhã do dia quatorze de maio reuniram-se na sala do o 7º “A”, Direção, professores, pais e alunos. O objetivo da reunião foi traçar estratégias que possam melhorar o processo de Ensino e Aprendizagem.

De acordo com a Direção e Equipe Pedagógica, ações foram firmadas, e serão acompanhadas nas próximas semanas, mas o feedback principal será dado no Conselho de Classe, marcado para o próximo dia 21.

A direção disse estar satisfeita com a quantidade de pais que compareceram, atendendo a convocação do Colégio.







Visita Técnica à Inside Sistemas
Na data de 14/05 os alunos do Curso Técnico em Informática participaram de uma visita Técnica a Empresa Inside Sistemas, localizada em Toledo, lá eles tiveram a oportunidade de conhecer os setores, a metodologia de trabalho, ramo de negócio e as oportunidades existentes no ramo da tecnologia. Os alunos participaram de um coffee brake gentilmente oferecido pela Inside Sistemas e participaram de palestras sobre desenvolvimento de software, banco de dados, programação web entre outros, ouviram dicas para apresentação de currículo e entrevista, além disso, a empresa também convidou os alunos que tiverem interesse para enviarem seus currículos e quem sabe fazerem parte da família Inside.















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito