Quantidade de Páginas visitadas

REUNIÕES COM A COMUNIDADE SÃO REALIZADAS PARA DEFINIR ESTRATÉGIAS DE COMBATE A EVASÃO ESCOLAR
Nos dias quatorze e quinze do mês de maio de dois mil e dezoito, reuniram-se no miniauditório Cleide Pizzatto, as dezenove e trinta horas, o Diretor Auxiliar Edson Maria Alves Cabral, as pedagogas Beloni Parolin Bordignon e Zelinda Coles de Castro, e os responsáveis pelos alunos que tem faltado muito a escola. Os pais foram informados sobre a frequência e o rendimento do seu filho(a).

A direção e as pedagogas deixaram claro que quando o adolescente falta às aulas, compromete o processo de Ensino e Aprendizagem. A direção disse aos presentes que a família precisa participar das decisões do colégio e assim será possível melhorar a Educação ofertada nesse Estabelecimento.

Nessa reunião os pais participaram, sugerindo e tirando dúvidas. Foi trabalho com os representantes dos menores, o regimento escolar disponível no site do Colégio.


De acordo com a Direção e Equipe Pedagógica, os objetivos dessas reuniões são: reduzir a Evasão Escolar e a defasagem curricular que pode evoluir para uma reprovação. Elas reforçaram que os pais que não compareceram a reunião, estão sendo atendidos na coordenação.







 
REUNIÃO COM ALUNOS E FAMILIAS DO 7º “A”DO PERÍODO MATUTINO
Na manhã do dia quatorze de maio reuniram-se na sala do o 7º “A”, Direção, professores, pais e alunos. O objetivo da reunião foi traçar estratégias que possam melhorar o processo de Ensino e Aprendizagem.

De acordo com a Direção e Equipe Pedagógica, ações foram firmadas, e serão acompanhadas nas próximas semanas, mas o feedback principal será dado no Conselho de Classe, marcado para o próximo dia 21.

A direção disse estar satisfeita com a quantidade de pais que compareceram, atendendo a convocação do Colégio.







Visita Técnica à Inside Sistemas
Na data de 14/05 os alunos do Curso Técnico em Informática participaram de uma visita Técnica a Empresa Inside Sistemas, localizada em Toledo, lá eles tiveram a oportunidade de conhecer os setores, a metodologia de trabalho, ramo de negócio e as oportunidades existentes no ramo da tecnologia. Os alunos participaram de um coffee brake gentilmente oferecido pela Inside Sistemas e participaram de palestras sobre desenvolvimento de software, banco de dados, programação web entre outros, ouviram dicas para apresentação de currículo e entrevista, além disso, a empresa também convidou os alunos que tiverem interesse para enviarem seus currículos e quem sabe fazerem parte da família Inside.






Palestra de Direito Unipar
Na noite de 09/05, o Coordenador do Curso de Direito da Unipar Toledo, Prof. Daniel Beal, esteve no Col. Est. Jardim Europa. Ele ministrou palestra tratando de temas relacionados ao álcool, drogas e redes sociais. O objetivo da ação foi levar mais conhecimento aos alunos dos terceiros anos e orientá-los sobre os efeitos e consequências que o álcool e as drogas podem trazer para a juventude, além de abordar os riscos do mundo virtual.



Pais e responsáveis assinam termo de compromisso dos alunos que frequentarão a Sala de Apoio
No dia 07 de maio, reuniram-se no Miniauditório Cleide Pizzatto, o Diretor Auxiliar Edson Cabral e as pedagogas Telma e Zelinda, para assinatura dos termos de compromisso dos alunos que frequentarão a Sala de Apoio nesse ano letivo. As pedagogas explicaram aos pais, como funciona a sala de apoio e seu objetivo.

“O programa Salas de Apoio à Aprendizagem tem o objetivo de atender às dificuldades de aprendizagem de crianças que frequentam o Ensino Fundamental. Esses alunos participam de aulas de Língua Portuguesa e Matemática no contraturno, que têm como finalidade trabalhar as dificuldades referentes à apropriação dos conteúdos nessas disciplinas.” (SEED).

A pedagoga Telma, que coordena o Programa, avalia que a implantação desse programa, contribuirá na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, aumentando o sucesso escolar desses alunos.



Equipe Multidisciplinar
A nova equipe multidisciplinar do Colégio Estadual Jardim Europa, iniciou suas atividades, no dia 07 de maio. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, “as equipes multidisciplinares, são instâncias do trabalho escolar oficialmente legitimadas pelo Artigo 26A da LDB, Lei n.º 9394/96, pela Deliberação n.º 04/06 CEE/PR, pela Instrução nº. 017/06 Sued/Seed, pela Resolução n.º 3399/10 Sued/Seed e a Instrução n.º 010/10 Sued/Seed.

São espaços de debates, estratégias e de ações pedagógicas que fortaleçam a implementação da Lei n.º 10.639/03 e da Lei nº 11.645/08, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena no currículo escolar das instituições de ensino da rede pública estadual e escolas conveniadas do Paraná.

Na perspectiva da construção de uma educação de qualidade, da consolidação da política educacional e da construção de uma cultura escolar que conhece, reconhece, valoriza e respeita a diversidade étnico-racial, as Equipes Multidisciplinares têm como prerrogativa articular os segmentos profissionais da educação, instâncias colegiadas e comunidade escolar.”

Coordena a Equipe Multidisciplinar o Professor Doutor Ordilei Gaspar de Melo, que relata que esse ano a equipe pretende desenvolver trabalhos descentralizados com toda a comunidade escolar.





1º Festival Gastronômico
No dia 05 de maio, aconteceu o Primeiro Festival Gastronômico do CEJE no Salão da Capela Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Europa. Os competidores cozinharam macarrão e foram avaliados por cinco jurados e servidos ao público. O ganhador do primeiro lugar foi a Equipe do CMEI – Crescer e Aprender, o Segundo lugar ficou com a Equipe da Empresa Valdir Schuck e o terceiro foi para o Supermercado HEBROM. De acordo com a Diretora Sandra, os recursos serão destinados a Associação de Pais Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Jardim Europa e será aplicado, levando em consideração as prioridades. Ela avaliou que o evento foi um sucesso, visto que o salão ficou lotado e não houve nenhum incidente durante toda a noite, e atribuiu esse êxito a todas a pessoas que ajudaram na organização.



Fotos do Evento
Alunos do Colégio Jd. Europa realizam Prova do SAEP
Na quinta feira, dia 26 de abril, os alunos dos sextos anos do ensino fundamental e os alunos da primeira série do ensino médio, fizeram a prova do SAEP.



De acordo, com a Pedagogas Silmara Brasolin e Maria Soleni que coordenaram a capacitação dos professores aplicadores e aplicação da prova, o SAEP é um sistema próprio de avaliação do Estado do Paraná que tem como objetivo disponibilizar informações relevantes quanto ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes, descrevendo os conhecimentos desenvolvidos em Língua Portuguesa e Matemática.



A pedagoga Silmara, relatou que sete alunos com deficiências fizeram a avalição com auxilio do professor ledor. Todos podem participar e Colégio Estadual Jardim Europa, desenvolve um bom processo de inclusão.



De acordo com a diretora Sandra Elisete Casola, poucos estudantes não compareceram para fazer a avaliação e acrescentou que isso ocorreu, pois, a direção, a equipe pedagógica e os professores motivaram para que os alunos participassem.



Ela, enfatizou que essa avalição externa fornece informações para a direção, equipe pedagógica e corpo docente que ajudam a realizar um diagnóstico e permite implantar ações que melhorem o processo de Ensino e Aprendizagem.

Alunos do período noturno debatem na Disciplina de Filosofia sobre bioética
Os alunos dos segundos anos do Ensino Médio (B e C) e Integrado (B) do período noturno, desenvolveram nesse primeiro Trimestre na disciplina de Filosofia ministrada pela Professora Marcia Rodrigues, um amplo debate sobre temas relacionados a bioética. De acordo com a professora, o conteúdo estruturante do trimestre é Ética. Entre os diversos conteúdos específicos está a bioética.

Segundo a professora, a bioética está inserida no campo das especulações da ética aplicada, que por sua vez, é um ramo da filosofia que tem como objetivo empreender reflexões sobre problemas práticos que necessitam de respostas racionais. Nesse sentido, se pode levantar inúmeros questionamentos, por exemplo, “O progresso é sempre desejável, sem que investiguemos suas aplicações e consequências?”.

Portanto, a bioética é uma palavra que se origina do grego: bios, vida + ethos, relativo à ética. Tem como finalidade questionar práticas e estabelecer diálogo multidisciplinar sobre o bem da vida humana, tanto individual como coletivo. Atualmente tem intensificado o debate de questões como: Escolha do sexo do filho, experimentos em seres humanos e animais, estudos com células-tronco, clonagem reprodutiva e clonagem para fins terapêuticos, transgenia, aborto, eutanásia, aumento da longevidade na sociedade, etc.

Para discutir alguns dos temas citados, foi utilizada a metodologia de grupos, selecionado previamente os seguintes temas:

• Células-tronco;

• Testes em animais;

• Escolha do sexo do filho;

• Aborto;

• Eutanásia;

• Transgênicos;

• Genoma Humano.

No final de todas as apresentações e discussões, principalmente dos aspectos positivos e negativos de cada tema, enfocando sempre os aspectos legais, foi realizada uma avaliação descritiva.

De acordo com a professora Márcia, o trabalho enriquecedor, visto que os alunos entenderam a proposta de trabalho.

2º Técnico em Informática2º Técnico em Informática Temas2º Ensino MédioTemas

Colégio participa do 65º Jogos Escolares do Paraná
Os alunos do Colégio Estadual Jardim Europa participaram dos 65º Jogos Escolares do Paraná, na fase municipal, realizado de 02 á 06 de abril de 2018, na cidade de Toledo, oportunizando a participação dos alunos, despertando o gosto pela prática dos esportes, com fins educativos e formativos, contribuindo para a socialização dos mesmos, favorecendo o desenvolvimento global, e um enriquecimento de conhecimentos e relação com o meio, contribuindo desta forma para o exercício da cidadania.

A Escola participou com equipes de basquetebol masculino, categoria “A”, ficando em 2º lugar, futsal masculino categoria “A “, onde classificou-se em 2º lugar e na categoria “B”, ficando no 4º lugar. O basquetebol masculino categoria “B” classificou-se direto para a fase final, pois no ano de 2017 ficou em 1º lugar do Paraná e 4º lugar do Brasil.


I Festival Gastronômico do CEJE
No dia 05 de maio de 2018, acontecerá o I Festival Gastronômico do CEJE, na Capela Nossa Senhora Aparecida a partir das 21 horas. Nesse dia será servido Macarronada com Galeto e saladas. Os recursos do evento serão destinados a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Jardim Europa.

Para participar conosco, adquira sua ficha na Secretaria do Colégio.



Programa Leite da Crianças
A direção do CEJE solicitou para a Mantenedora do Programa Leite das Crianças, um novo freezer para armazenamento do leite que são distribuídos nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras.

Foi atendido o pedido e o freezer e duas caixas térmicas fora entregues no dia vinte de abril de dois mil e dezoito.

De acordo com o Senhor José Vicente Gregório, são 256 famílias atendidas da comunidade pelo programa e mensalmente são distribuídos a aproximadamente 8450 litros por mês.

De acordo com a direção com o recebimento desse equipamento, poderemos ofertar um serviço de melhor qualidade a comunidade.


Adesão ao Programa de Inovação Educação Conectada
Dia 19 de abril, o Colégio Estadual Jardim Europa aderiu fez adesão ao programa de Inovação Educação Conectada, do Governo Federal. Seu principal objetivo apoiar a universalização do acesso a Internet em alta velocidade, sendo que para o ano de 2018 a meta é de 100 kbps por aluno.

Reuniões com 7G
Dia 16 de abril, no período da noite, reuniam-se no Miniauditório Cleide Pizzatto, Direção, professores, Conselho Tutelar, pais e alunos matriculados no 7G. A reunião de acordo com equipe pedagógica, foi realizada para encontrar soluções que melhorem o processo de ensino e aprendizagem dessa turma. Elas informaram essa foi a segunda reunião realizada com a turma e que se necessário outras poderão ser convocadas, pois as famílias precisam tomar conhecimento da vida escolar de seus filhos e interferir positivamente nesse processo.

Reunião com os alunos dos Primeiros anos do Período Noturno
No dia 09 de abril, a direção promoveu uma reunião com os alunos dos primeiros e segundos anos médio do período noturno. Além dos temas abordados nas reuniões com a comunidade, a direção e a equipe pedagógica abordaram temas específicos, que tem dificultado o processo de ensino aprendizagem dessas turmas. Juntos a direção, professores e equipe pedagógica definiram estratégias para solucionar esse problema.










Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito