Quantidade de Páginas visitadas

Acadêmico de Química Aplica estágio no Colégio Estadual Jardim Europa
Neste ano de 2017 temos a oportunidade de receber o acadêmico Diego Batista, do curso de Química Licenciatura da UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), para o desenvolvimento de seu estágio Supervisionado com estudantes do 2AM, no período vespertino, na disciplina de Química. Sob a supervisão do professor Doutor Valderi Pacheco e da professora, da educação básica, Gisiele Checchi. Diego foi estudante do C. E. Jd Europa.

Uma das atividades propostas foi a atividade experimental: Oxidação de Metais, na qual tem-se a proposta interdisciplinar com conceitos da química e arte tendo como resultado a analise das Reações de Oxidação e Redução de Metais em telas.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Estaduais (DCEs), a escola deverá ter como principal tarefa apresentar os conhecimentos historicamente produzidos pelo homem, mas também deverá ser espaço de criação de novos conhecimentos, tornando-se imprescindível a realização do processo criativo. O conhecimento é histórico, não estanque, nem cristalizado. Por isso, a educação é um processo dinâmico e processual.

Segundo Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”. E a escola é sim local de contradições e antagonismos, e deve ser também palco para a criação de situações pedagógicas que promovam as mudanças necessárias para uma sociedade mais igualitária. http://www.infoescola.com/pedagogia/o-papel-da-escola-segundo-a-concepcao-de-libaneo/

Para que a escola pública possa promover uma formação integral do homem, ela deverá se unir as demais instituições sociais e, juntas, buscar as necessidades e expectativas do indivíduo, agindo para que os sonhos dos aprendizes se tornem realidade dentro do coletivo.

Sendo assim o C.E.Jd. Europa oportuniza aos acadêmicos o desenvolvimento de seus Estágios Supervisionados visando contribuir para a formação de profissionais cada vez mais qualificados e conhecedores da realidade escolar.




Entrega de Boletins do 2º Bimestre
Nesse último sábado (12/08), o Colégio abriu as portas para receber a comunidade escolar para a entrega de boletins. A pedagoga Sonoli Demito destaca que a presença das famílias na escola demonstra sua responsabilidade na formação do indivíduo, fortalecendo o elo com o colégio. Isso, de acordo com ela, favorece o sucesso escolar do aluno.

A pedagoga Beloni, destacou que professores, funcionários e pais entenderam que a parceria entre família e escola é fundamental para o sucesso no processo ensino e aprendizagem.

Quando há envolvimento de todos - comunidade, pais, professores e demais segmentos da sociedade - certamente se alcançam mudanças significativas na vida de nossos alunos, pois a gratificação do nosso árduo trabalho só se concretiza com o reconhecimento e a parceria de todos os envolvidos neste processo.

A escola é um segmento significativo da sociedade e necessita do envolvimento efetivo das famílias no seu cotidiano, enfatizou ela. Beloni frisou que a escola é a segunda casa dos alunos e é preciso que a família seja a primeira escola de seus filhos.

A equipe diretiva ficou muito grata a todos que compareceram na entrega de boletins, as famílias, os professores e os agentes I e II, que colaboraram e se dispuseram voluntariamente para que esse trabalho se concretizasse.




Alunos participam do Projeto do Rio ao Rio mantido pela Sanepar
Os alunos dos turnos matutino e vespertino do Colégio Estadual Jardim Europa tiveram a oportunidade de participar do Projeto do Rio ao Rio.

A atividade começou com uma palestra no Mini auditório Cleide Pizzatto e depois os alunos foram para o Eco Expresso. Esse projeto, é mantido pela Sanepar e acontece dentro de um ônibus que é considerado um centro de educação ambiental itinerante que leva à população informações sobre, meio ambiente e saneamento.

O ônibus é equipado com uma grande maquete que permite que alunos conheçam o caminho da água desde a nascente até a sua disposição final, na forma de esgoto tratado. Esse caminho é chamado de Ciclo do Rio ao Rio. Os alunos ficaram entusiasmados com a atividade.





XX Semana de Filosofia da UNIOESTE
Alunos do Ensino Médio e do Médio Integrado em Informática, do Colégio Estadual Jardim Europa marcaram sua participação na XX Semana Acadêmica de Filosofia da UNIOESTE, nos dias 03 e 04 de Agosto.

Os alunos participaram na noite do dia 03, das oficinas: A FELICIDADE PARA EPICURO e EM BUSCA DA VIRTUDE: desdobramentos do conceito de AMIZADE EM ARISTÓTELES.

No dia 04 pela manhã os alunos tiveram a oportunidade de participar das oficinas O HOMEM É EM SUA ESSÊNCIA UM ANIMAL POLÍTICO? pensar a partir de ARISTÓTELES e Hannah ARENDT e O SABER MITOLÓGICO E A ALTERIDADE: uma relação entre o MITO DE PERSEU e MEDUSA e a alteridade de SARTRE.



Acompanharam os alunos as Professoras Adriana Schafer Rossi dos Santos e Marcia Cristina Rodrigues da Silva da Conceição.



Visita Técnica à Itaipu e Pólo Astronômico
Os alunos do Curso Técnico em Informática e Ensino Médio, participaram na data de 04/10/2016, de uma visita técnica a Hidrelétrica de Itaipu, Pólo Astronômico e as Cataratas do Iguaçu. Onde puderam vincular seu conhecimentos práticos ao contexto escolar, proporcionando aos estudantes uma formação mais ampla, também foi possível conhecer e apreciar as belezas naturais do Parque do Iguaçu.



Acesse as fotos aqui
Junsoft Sistemas recebe estudantes do curso de Informática!


Na última quarta-feira, 25 de Maio, a Junsoft Sistemas abriu suas portas para os alunos do curso técnico de Informática do Colégio Estadual Jardim Europa. O intuito da visita foi mostrar aos estudantes uma visão mais ampla da tecnologia, suas diversas possibilidades e mercado de trabalho. Os estudantes puderam conhecer os processos da empresa, bem como tirar dúvidas, além é claro de aproveitar o espaço da empresa, com video-game, ping-pong e um delicioso café da manhã. A visita foi organizada pelo professor Eduardo L. Gubiani que motivou os alunos a conhecer mais sobre o tema, uma importante prática para o futuro do mercado.

Programa Agrinho - 2016
No dia 19 de maio, na sala de reunião do Colégio Estadual Jardim Europa, aconteceu o repasse sobre o Seminário do Agrinho que foi realizado no dia 13 de abril de 2016, no Auditório da Universidade Paranaense - Unipar de Toledo. Evento este que foi realizado graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação - SEED e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR.

O "Programa Agrinho" em 2016 completa 20 anos de parceria com às Escolas da rede pública e privada de ensino. Fomentando uma proposta pedagógica baseada em uma visão complexa, nas inter e transdisciplinaridade, utilizando-se da pedagogia da pesquisa.

O objetivo do seminário foi lançar uma semente de incentivo para as instituições educacionais. Propondo uma prática pedagógica através de projetos que contemplem a construção do conhecimento, proporcionando a inserção de temas de relevância social, cultural, econômica, política e ambiental, visando melhorias constantes de hábitos e atitudes em nossa sociedade.

Anualmente, o Programa envolve a participação de mais de 1 milhão de crianças e Professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Educação Especial.

O Concurso Agrinho, realizado todos os anos é divido em 04 categorias sendo elas: desenho; redação; Escola Agrinho e Agrinho Jovem. Os participantes do Concurso Agrinho têm a oportunidade de concorrerem às premiações diversas, como tablets, computadores e automóveis.




Profª Cleusa Novais Escher
Pesquisa
Clique aqui para responder a pesquisa.
PTDs - Planos de Trabalho Docente 2016
O Colégio Estadual Jardim Europa, disponibiliza de forma digital os Planos de Trabalho Docente dos professores, permitindo que toda a comunidade conheça a proposta de trabalho. Para consultar os PTDs clique aqui.
Atividades do Dia da Consciência Negra
No link abaixo você confere as atividades realizadas no Col. Est. Jardim Europa, e nos demais estabelecimentos de ensino.



http://www.nre.seed.pr.gov.br/toledo/modules/noticias/article.php?storyid=1859
Planos de Trabalho Docente
O Colégio Estadual Jardim Europa, disponibiliza de forma digital os Planos de Trabalho Docente dos professores, permitindo que toda a comunidade conheça a proposta.

Para consultar os PTDs clique aqui.



Semana do Meio Ambiente
Os alunos do Col. Est. Jardim Europa, desenvolvem durante essa semana atividades alusivas a semana do meio ambiente. Dentre estas atividades, os alunos do curso Técnico em Informática visitaram hoje residências e empresas do bairro para divulgar junto a comunidade que o colégio será ponto de recebimento de lixo eletrônico nesta sexta-feira (07/06) durante os três períodos.
Os alunos também alertaram a comunidade quanto à importância da limpeza dos quintais para evitar água parada, e assim evitarmos possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.

20 de novembro - Dia da Consciência Negra
No dia 20 de novembro de 2012, 95 alunos de todas as séries participaram das danças alusivas ao dia da Consciência Negra, os ensaios aconteceram paralelamente as aulas. Nesta data ocorreram oficinas durante todo o dia sobre o tema, o trabalho foi desenvolvido pela Equipe Muldisciplinar, coordenado e executado pelas professoras:

- Cleide Pizzatto (Ed. Física);
- Shirlei Bracht (Arte).




DANÇA AFRO-BRASILEIRA:




As danças afro-brasileiras foram definidas como as danças religiosas da África trazidas pelos escravos e aqui desenvolvidas e transformadas por forças de diferentes influências. Nas danças religiosas, cada divindade africana é convocada ou homenageada através de ritmos e movimentos próprios e características. As danças ocorriam nos momentos de festa nas senzalas e eram, entre outras, o zambê, o jongo e o samba. Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares. A dança afro-brasileira compõe-se de um conjunto de diferentes danças e dramatizações, que apresentam em comum a raiz negra africana. Recriada no Brasil, nas diferentes épocas e regiões, essa herança foi ganhando novos significados e expressões. Na sua origem, algumas delas eram realizadas para recordar ou relatar aos mais jovens, fatos históricos marcantes. Ao reforçar tradições e fundamentos da sua cultura, as danças tornavam-se um importante meio de auto-afirmação do grupo familiar ou social. Outras danças, entretanto, nasceram como meio de expressão e diversão, relacionando ao corpo, emoções e atitudes das pessoas daquele grupo. Eram também uma forma de valorização diante do grupo ou de si mesmos. Revelavam a intensidade do axé (energia) de cada um, de seu poder e capacidade de atuação. Trazidas ao Brasil, com a escravidão, encontraram nas senzalas e nos quilombos, espaço de resistência e afirmação cultural. Durante este século, a dança afro-brasileira, como toda cultura, foi se recriando através do tempo. Hoje, se mantém com uma expressão de características próprias bem marcantes.











Alunos do CEJE Participaram da 1ª Mostra Científica, Artística e Cultural



No mês de outubro, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), realizou a 1ª Edição da Mostra Científica, Artística e Cultural. O evento reuniu 800 alunos participantes de todo o Estado, e mais de 5 mil visitantes, no Parque Newton Freire Maia, em Pinhais. Do Núcleo Regional de Educação de Toledo, participaram 35 alunos e 9 professores acompanhantes.



O Colégio Estadual Jardim Europa participou da  mostra artística, os alunos apresentaram uma dança cigana, sob a coordenação da professora de Educação Física Cleide Pizzatto. Essa dança foi preparada pela docente, para apresentação incial em outro evento, noentanto devido a bela  apresentação artística o grupo vem sendo convidado para várias apresentaçãos na cidade.



De acordo com a Coordenadora da disciplina de Arte no NRE, Aline Fernanda Cassel, todos os trabalhos que representaram o Núcleo de Toledo foram avaliados e selecionados entre projetos enviados pelos estabelecimentos de ensino dos dezesseis municípios da Regional.



“As escolas e colégios interessados em participar da Mostra enviaram um projeto por escrito e um vídeo com a filmagem da apresentação dos trabalhos”, explicou a coordenadora. Para a seleção, uma comissão de professores do Núcleo, avaliou os trabalhos seguindo os critérios relacionados no regulamento da Mostra, como relação com os temas propostos, criatividade e inovação, pesquisa, metodologia, entre outros.











Colégio comemora o dia do Profissional de Informática

O dia 19 de outubro – Dia do Profissional de Informática, foi comemorado no Colégio Estadual Jardim Europa – NRE de Toledo,  que oferece o curso desde o ano de 2006.










Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito