II Mostra de Arte - 12 de julho de 2018

Data 15/7/2018 22:55:04 | Assunto: Assunto

Um clima diferente se instalou no Colégio Estadual Jardim Europa nestes últimos dois meses. Foi lançado um grande desafio para os alunos, criar uma coreografia inspirada nas Danças Populares Brasileiras e apresenta-la na mostra de danças para as demais turmas, professores e funcionários na data combinada para o dia 12 de Julho.

Tarefa difícil, pois a dança já não faz mais parte do cotidiano de muito dos nossos jovens, difícil também pesquisar e escolher dentre tantos ritmos do nosso riquíssimo folclore brasileiro, e ainda pela frente vários obstáculos como trabalhar em grupo, desenvolver o espírito de liderança, respeitar a opinião do outro, aceitar a diversidade e as limitações de cada um.

Ao todo 20 turmas aceitaram desafio. Em cada canto do colégio podia-se ouvir o som da música e a empolgação dos nossos alunos em preparar da melhor forma possível uma bela apresentação. Eles pesquisaram, coreografaram, ensaiaram empenhando neste projeto todo o esforço, disciplina e determinação.

Até que o grande dia chegou, estavam todos lá, olhos ansiosos, mãos geladas, sem contar as borboletas na barriga. Respiraram fundo e no local da apresentação se colocaram em suas posições para iniciar sua dança enquanto um aluno representante fazia a leitura e a contextualização do ritmo escolhido. E estes foram bem variados, tivemos maculelê, ciranda, bumba meu boi, xote, forró, baião, carimbó, pau de fita, sertanejo, danças tradicionais gaúchas dentre outras danças que representaram todas as regiões do nosso país. 


A plateia ficou deslumbrada com todo o espetáculo, aplaudiram, dançaram junto e desfrutaram deste lindo dia cultural no colégio. Foram muitos elogios por parte dos colegas, professores, funcionários. Sem dúvida, um dia que ficará pra sempre marcado na memória de cada um.  E no coração o desejo de mais momentos como este.




Texto de Simone Cristina de Matos









Está notícia foi publicada no COLEGIO ESTADUAL JARDIM EUROPA - EFM PROF
http://www.toojardimeuropa.seed.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.toojardimeuropa.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=117