Colégio Estadual Jardim Europa apresenta ações significativas que contribuíram para reduziu da Evasão Escolar

Data 10/10/2018 20:57:55 | Assunto: Assunto

O Colégio Estadual Jardim Europa possui 1265 alunos matriculados em suas 39 turmas de Ensino Fundamental, Médio e Profissional, funcionando nos três turnos: Matutino, Vespertino e Noturno. (SERE, 2018).

Entre os dias 17 e 20 de setembro a Diretora Sandra Elisete Casola apresentou em Curitiba uma ação de sucesso implantada contra o abandono e evasão escolar no Colégio Estadual Jardim no Evento Gestão em Foco para outros diretores do Estado do Paraná.

De acordo com a direção esse Estabelecimento de Ensino, teve que superar diversos problemas, talvez o principal tenha sido o alto índice de violência dentro do Colégio, refletindo o contexto social de drogadição de uma comunidade extremamente carente. Como medida de sucesso, a extinção do intervalo reduziu significativamente as invasões do prédio para o “acerto de contas de compra de drogas”, o que estabelecia clima impróprio para ensinar e aprender. Mais tarde, a situação econômica e social da comunidade foi melhorando e esses problemas deixaram de ocorrer, contudo a inexistência de recreio como a maior parte das Colégios Estaduais do Paraná.

Apesar da ascensão gradativa e discreta ano a ano no IDEB (índice da Educação Básica), e a superação dos problemas socioeconômicos do nosso alunado, a comunidade escolar interna, especialmente professores e agentes I e II, identificaram a necessidade de implantar estratégias para reduzir a evasão escolar e melhorar o processo de ensino e aprendizagem contudo essas ações se pautavam apenas nas estatísticas disponibilizadas pelo SERE – Sistema de Registro Escolar e faltavam subsídios de ordem pedagógica que completassem essas informações. Como alternativa para o problema, a equipe diretiva entendeu que era necessário começar a informatizar para ganhar vantagem estratégica. Assim foi implantado o programa SisGedu desenvolvido pelos professores Odair Koval, Eduardo Gubiani e Edson Cabral.

Os resultados esperados foram satisfatórios e atenderam os anseios iniciais, superando a resistência ao novo fazer pedagógico.

Através da informatização a equipe pedagógica passou a desenvolver orientações e intervenções com dados concretos, sendo coerentes e precisas, reduzindo substancialmente o fazer pedagógico pautado nas deduções e suposições.

Com a transparência que os sistemas e procedimentos implantados oferecem, foi possível reduzir a aprovação por conselho de Classe e evasão escolar, especialmente no turno noturno, que apresentavam os piores índices, e quando não, é possível identificar os motivos pelos quais não alcançam o sucesso escolar, destaca a pedagoga Silmara Brasolin.

Ao analisar os dados da evasão escolar do Colégio Estadual Jardim Europa, após a implantação das medidas relatadas anteriormente, o Ensino Fundamental, que atende os em sua maior parte alunos com menor idade, possuía 2014 taxa 4,90% de e após a implantação do sistema e mudanças nas tomas de decisões a taxa caiu para 4% em 2015 para 0,51%, 2016 caiu para 1%. A taxa de abandono escolar foi reduzida em 3,90%, a menor taxa em 10 anos. Já Ensino Médio, em maior parte atendido no período noturno, em 2014, o Colégio apresentava uma taxa de 16,90% em 2014, aumentou para 22,90% em 2015, alta devido a ineficiência da equipe pedagógica da época, mas em 2015 a taxa foi reduzida pra 9,58%, após mudança da equipe pedagógica, que passou usar esses dados para reduzir a evasão escolar, em 2016 essa taxa novamente voltou a casa dos 16%, porém com os dados dos sistemas, constatou-se que os alunos evadidos dessa modalidade e turno eram alunos maiores de idade, e que apresentavam histórico de evasão, por não conseguir conciliar trabalho e escola. Diante disso, esses alunos ao retornar no ano de 2018, estão sendo monitorados administrativamente e pedagogicamente para que esse número seja novamente reduzido a patamares aceitáveis. No entanto ao analisar, dados dos anos anteriores o colégio reduziu em 7,10% a evasão do ensino médio ao longo de 10 anos avaliados.

É realizada periodicamente avaliação desses sistemas e procedimentos adotados nos últimos anos com a comunidade, e constata-se a necessidade de dar prosseguimento e aprimorá-lo para novas demandas, destacou a Direção desse Estabelecimento de Ensino.







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