Tecnologias a serviço da Inclusão

Data 23/11/2018 11:09:06 | Assunto: Assunto


As tecnologias estão presentes desde o princípio da história do homem e influenciam a sua vida social, isto é, desde as primeiras ações de interação com a natureza. Nesse sentido, não se pode negar a importância da relação entre o conhecimento tecnológico e os demais campos do conhecimento do ser humano.


No campo educacional, o uso de inovações tecnológicas tem provocado inúmeras discussões. O desenvolvimento técnico científico e a exigência de um domínio cada vez maior de conhecimentos e habilidades para tratar desta realidade diversa e complexa, impõem novas formas de pensar a educação, o ensino e a escola.


Atualmente, a informação está muito mais presente e ampliada na vida das pessoas, com o uso constante e simultâneo de diversas ferramentas tecnológicas. O contexto atual permite o acesso às informações com muita rapidez, possibilitando a transformação destas em conhecimento. A época é rica na possibilidade de se agregar novos métodos educacionais, com vista a uma prática de ensino mais efetiva. No processo educacional, em muitas ocasiões tem-se uma percepção (certa ou errada) de que alunos possuem um domínio maior das novas tecnologias em relação ao corpo docente, gerando uma exigência maior do professor.


Diante desse contexto, torna-se fundamental uma reflexão do professor sobre essa realidade, buscando repensar sua prática, e se necessário construir novas formas de ação que permitam não somente lidar com as tecnologias educacionais, mas também ser sujeito efetivo desse momento da história.


O Professor regente em sala de aula Anderson Kieling, com o auxilio das professoras de Apoio Educacional Especializado Nilde Dal Maso Zonner e Simone da Silva Motta, que atuam no curso técnico de informática do Colégio Estadual Jardim Europa, a equipe pedagógica Beloni Parolin Bordignon dando suporte nas definições de estratégias para o aprendizado dos conteúdos específicos, levando em consideração o limite de cada aluno.


Nas capacitações e conselhos de classe definimos novas estratégias para o estudante ter acesso ao currículo e novas formas de avaliações que permitem a aprendizagem.


As disciplinas de Lógica computacional, Linguagem de programação e Suporte Técnico são complexas, exigindo uma proposta planejada antecipadamente para facilitar e avaliar o aluno inserido na classe como um todo.


A interdisciplinaridade vem acontecendo entre as disciplinas especificas e com flexibilização de conteúdos. Um dos trabalhos desenvolvidos foi a confecção de cartazes para tornar publico o conceito de Vírus de computadores e ajudar outras pessoas com a disseminação dessa informação.












 





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