ALONGAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA NO PRIMEIRO E QUARTO ANO DO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA

Data 10/10/2019 9:45:43 | Assunto: Assunto

No dia 09 de setembro a professora Cleide Pizzatto, docente da disciplina de Educação Física, promoveu em suas aulas com alunos do curso técnico em informática, alongamentos, que  são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade, destacou a professora.


A rotina dos estudantes, horas e horas, sentado numa cadeira, lendo, escrevendo ou digitando. Quando se fica muito tempo em uma mesma posição, os músculos dão sinais de que estão cansados começam os incômodos na região lombar, pescoço e/ou nas mãos.


Permanecer por muito tempo na mesma posição e, ainda por cima, com a postura errada provoca dores musculares e articulares. É importante para os estudantes, manterem a postura ereta, fazer alongamentos diários, bem como fortalecer a musculatura, principalmente, das mãos, braços, abdômen, lombar e pescoço, áreas mais afetadas, recomendam os profissionais de educação física.


Em situação de imobilidade prolongada, o alongamento reduz a tensão, melhora a postura, ativa a circulação sanguínea e alivia o estresse, principalmente para os profissionais da área da informática que permanecem muito tempo sentados. Também restaura a amplitude de movimento normal na articulação envolvida e a mobilidade das partes moles adjacentes a essa articulação, previne, inclusive, o encurtamento de grupos musculares e facilita o relaxamento muscular.


Fazer alongamento é como sinalizar para os músculos que eles estão prestes a serem utilizados, desenvolvendo a consciência corporal e auxiliando a liberação dos movimentos bloqueados por tensões emocionais, de forma espontânea. Destacou a professora Cleide Pizzatto.









Está notícia foi publicada no COLEGIO ESTADUAL JARDIM EUROPA - EFM PROF
http://www.toojardimeuropa.seed.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.toojardimeuropa.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=186